(+351) 217 963 583 usi@usi.pt    Contactos

SINERGIA – Sindicato da Energia

Constituído a 8 de Junho de 1989, o SINERGIA é o único sindicato com estatuto de Instituição de Utilidade Pública (desde 1996), é membro fundador da CSEPLP – Comité Sindical da Energia dos Países de Língua Portuguesa e da USI – União dos Sindicatos Independentes.

O SINERGIA – Sindicato da Energia é como o seu próprio nome indica um parceiro social que se movimenta no universo das empresas do sector da energia em Portugal (incluindo Ilhas), com representação em empresas como a EDP, REN, GALP, EDA, EEM, CGI, entre outras. Tem como lema ‘Pela Verdade, Pelas Pessoas’ e privilegia o diálogo na resolução dos conflitos, a firmeza na defesa dos trabalhadores e a construção de sinergias para a criação e preservação do emprego. Um sindicato humanista, independente das centrais sindicais tradicionais, em que as pessoas são o centro da estratégia numa lógica de participação em rede.

Do grego ‘syn’ (união) e ‘ergia’ (trabalho) podemos dizer que significa cooperação, um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa complexa, e poder atingir êxito final. SINERGIA é quando dois projectos, ou duas pessoas, confluem da mesma forma para atingir um determinado objectivo – é o momento em que o todo é maior que a simples soma das partes.

O SINERGIA é liderado, desde 2011, por Afonso Henrique Cardoso, quadro do Grupo EDP e dirigente sindical desde 1986 (no SINERGIA desde 1991), tem formação superior em Gestão e Administração Pública e especialização em Trabalho e Recursos Humanos.

Presidente: Dr. Afonso Cardoso

Travessa do Alecrim nº1-1º Dtº
1200-019 LISBOA

Tel:  (00 351) 213 403 310

Fax: (00 351) 213 403 319

sindicato.da.energia@gmail.com

http://sinergia.pt/