O sindicato foi constituído em 15 de Fevereiro de 1978, apenas no âmbito da CP, com a designação de Sindicato dos Quadros Técnicos dos Caminhos de Ferro Portugueses, para responder aos problemas que então se colocavam aos Quadros Técnicos, sem sindicato de classe, que não se sentiam minimamente representados e defendidos pelo Sindicato dos Ferroviários.
Em 1993, produziu-se nova alteração dos estatutos, passando a designação para Sindicato Nacional de Quadros Licenciados.
O SNAQ é sócio fundador do FSI, Fórum dos Sindicatos Independentes, que tem desenvolvido actividade muito meritória na defesa e implantação do sindicalismo independente em Portugal.
Finalmente, em 1999, foi aprovada nova alteração dos estatutos dando maior abrangência ao Sindicato, que passou a representar os Técnicos Diplomados por Escolas Superiores, e não somente os Licenciados, passando a chamar-se Sindicato Nacional de Quadros Técnicos.
O SNAQ é, igualmente, sócio fundador da USI, União dos Sindicatos Independentes, que tem tido um papel relevante na discussão do Código Trabalho, tomando a iniciativa de realização de debates com a presença de altas individualidades e com a participação em reuniões, por si solicitadas, aos mais altos responsáveis pelo poder político, partidário e religioso, de que resultaram contributos valiosos para a apresentação de propostas de alteração ao referido código, algumas das quais mereceram acolhimento.
Presidente: Dr. António Angelino
Av. Miguel Bombarda, 56 – 2º Esq.º
1050-166 Lisboa
Tel: 217 963 583 / 217 959 875
Tlm: 927 559 463 – António Angelino
Dias úteis, das 9h às 18h. Chamada para a rede fixa nacional.
Fax: 217 963 583