(+351) 213 581 891 [email protected]    Contactos

Campanha de Regresso às Aulas 2016 – Promoção da segurança e saúde no trabalho em meio escolar

No dia 3 de Setembro de 2016, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa, realizou-se uma sessão subordinada ao tema acima referido.

Esta sessão organizada pela ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, teve a participação da USI – União dos Sindicatos Independentes, na qualidade de Parceiro Social, convidada para este evento.

Estiveram presentes, em representação da USI, a Dra. Fátima Ferreira, Vice – Coordenadora e simultaneamente Presidente da ASPL – Associação Sindical dos Professores Licenciados e Carlos Vicente, Secretário Geral Adjunto.

Destaca-se a importância do tema, sendo este tratado por vários especialistas que deram importantes contributos salientando a importância da promoção da segurança e saúde no trabalho em meio escolar, em que os alunos são os futuros trabalhadores e gestores e os professores agentes fundamentais na promoção e ensino destas importantes matérias.

A implementação desta cultura revela-se de extrema importância, na melhoria que urge implementar para diminuir o nível de sinistralidade no trabalho.

Segundo os dados da OIT – Organização Internacional do Trabalho, no Mundo inteiro a morte resultante de acidentes de trabalho é maior do que as mortes verificadas em guerras.

Em Portugal, durante o ano em curso e até Setembro já se verificaram 102 mortes.