(+351) 213 581 891 [email protected]    Contactos

Coronavírus: empresas devem seguir recomendações da DGS

A União dos Sindicatos Independentes (USI) está a acompanhar com preocupação a propagação do coronavírus (Covid-19) na Europa.

Nesta altura, será uma questão de tempo até que a sua propagação se estenda a Portugal e, por isso, além dos cidadãos, as próprias empresas devem igualmente adoptar um conjunto de medidas para fazer face à sua propagação e para minorar os impactos negativos que são expectáveis.

Assim, os sindicatos que integram a USI salientam e reforçam a necessidade de as empresas seguirem as recomendações emitidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), no dia 26 de Fevereiro, relativamente à elaboração dos respectivos Planos de Contigência [https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0062020-de-26022020-pdf.aspx].

Sem prejuízo da leitura e implementação detalhada das recomendações facultadas pela DGS, a USI destaca a necessidade de as empresas estabelecerem áreas de isolamento e circuitos até às mesmas, estabelecerem procedimentos específicos, definirem responsabilidades, identificarem os profissionais de saúde e os seus contactos, adquirirem e disponibilizarem equipamentos e produtos, e informarem e formarem os seus trabalhadores.

A USI apela, de igual modo, a que todos os sindicatos que a integram, sigam também eles próprios as recomendações da DGS.

 

Comunicado disponível em versão pdf