(+351) 213 581 891 [email protected]    Contactos

USI recusa que estatuto de empresa em reestruturação seja concedido à Parvalorem

A União dos Sindicatos Independentes (USI) – Confederação Sindical tomou conhecimento do pedido da parte da Parvalorem para ser declarada empresa em reestruturação. Intenção essa transmitida em sede de Concertação Social, na qual infelizmente a USI não tem assento, num figurino pouco representativo que se mantém congelado na forma desde os tempos do PREC. Como se o tecido empresarial, sindical e social não tivesse evoluído nas últimas quatro décadas.

Estranhamos, pois, que a USI não tenha sido auscultada, tanto mais que esta Confederação Sindical tem, entre os seus membros, dois dos mais importantes Sindicatos do setor: o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB), os quais também eles não foram consultados sobre esta pretensão.

Acresce que é com enorme surpresa que, em plena crise pandémica, assistimos incredulamente à pretensão de uma empresa do universo público em querer despedir trabalhadores de forma massiva. Como que querendo o Estado tomar a iniciativa de dar os piores exemplos em termos de práticas de gestão, com isso contribuindo para o desemprego nesta altura tão difícil para todos os portugueses.

Um exemplo tanto mais pernicioso quanto não existem motivos substantivos para que este estatuto seja concedido à Parvalorem.

Face ao exposto, a USI – Confederação Sindical fará chegar a sua posição, bem como a do SNQTB e SIB à senhora ministra do Trabalho, a quem solicitará igualmente uma audiência com caráter de urgência.

A USI – Confederação Sindical, SNQTB e SIB não prescindirão dos instrumentos que a Lei lhes faculta para salvaguardar os interesses legítimos de todos os trabalhadores da Parvalorem.

 

Lisboa, 13 de abril de 2021

Comunicado disponível em versão pdf