(+351) 213 581 891 [email protected]    Contactos

PÓS-GRADUAÇÃO EM SINDICALISMO E RELAÇÕES LABORAIS

8ª Edição da Pós-Graduação em Sindicalismo e Relações Laborais
e do Curso de Especialização em Sindicalismo e Relações Laborais

Ano Lectivo de 2013/2014

Como é do conhecimento geral, nos últimos cinco anos lectivos realizaram-se as cinco primeiras edições dos Cursos em epígrafe. Estes cursos têm sido altamente participados, nomeadamente por sindicalistas, técnicos e consultores das áreas de Recursos Humanos, Contabilidade e Organização, que os frequentaram, atestam a sua elevada qualidade científica e pedagógica, a utilidade dos conhecimentos adquiridos e que dão por bem empregues as oito horas de aulas presenciais, por semana.

A multidisciplinaridade, a docência por profissionais de reconhecido mérito, que complementam os docentes oriundos do meio académico, a participação de oradores estrangeiros e a componente prática das aulas, são os aspectos que mais têm sido salientados pelos participantes nas quatro primeiras edições.

A avaliação final, com elevado rigor, não deixou de contribuir para o reconhecimento da validade desta experiência, que o SNQTB e a USI em boa hora empreenderam, e a que o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL – correspondeu, com total empenho e disponibilidade.

Recorda-se que esta Pós-Graduação resulta de uma parceria independente entre a USI – União dos Sindicatos Independentes, Confederação Sindical Independente, o SNQTB – Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários e o ISCTE-IUL – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Universitário de Lisboa, decorrendo as aulas às quintas e sextas-feiras, das 18h00 às 20h00 e das 20h30 às 22h30, distribuídas por três trimestres, num total de 216 horas, nas instalações do ISCTE, na Cidade Universitária, em Lisboa. Os não-licenciados, que forem aceites, frequentarão o Curso de Especialização, cuja diferença em relação à Pós-Graduação se resume ao sistema de avaliação final.

A formação ministrada e que nesta 8ª.Edição beneficiará de constantes e pertinentes ajustamentos curriculares, que facilitarão o prosseguimento dos estudos para obtenção do 2º. Grau de Bolonha (Mestrado), cobre as áreas da Sociologia, da Economia, do Direito e da Ciência Política, relacionadas com os seus objectivos, bem como proporcionará ferramentas de gestão adequadas aos participantes, sendo o número total de ECT’s de 60. Será atribuída uma Nota Final de Curso, com base na avaliação dos trabalhos apresentados pelos alunos nas diversas áreas científicas.

Prevê-se que esta Pós-Graduação (PG) se transforme em Mestrado muito brevemente sendo criado um regime simplificado de transição para os licenciados que concluíram, ou concluam neste ano lectivo, a actual PG, permitindo-lhes aceder ao grau académico de Mestre.